segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Sala de Recursos Multifuncionais







(Imagem do blog: srmcamaqua.blogspot.com.br)

 Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.


Olá!! Estamos aqui para apresentar a Sala de Recursos Multifuncionais da nossa escola e mostrar um pouco sobre como estamos realizando esse Atendimento Educacional Especializado. Então vamos lá!!!

                Para início de conversa, nós: Professoras Adriana e Fernanda , assumimos esse desafio em fevereiro deste ano (2013) e para começar, colocamos em prática a arrumação da sala. Fizemos a catança de tudo que achávamos que seria interessante  e montamos alguns cantinhos. Vejam como ficaram legais: 






                Começamos a conhecer os nossos alunos (através de entrevistas com as famílias) e tomamos conhecimento das suas síndromes. Nosso grupo, por enquanto,  é formado por:
·         5 com Deficiência Física / Cadeirantes (sendo 2 tetraplégicos)
·         2 com deficiência auditiva
·         2 com Transtornos Globais do Desenvolvimento
·         6 com Deficiência Intelectual

Os alunos são atendidos, no mínimo, por 2 horas semanais, alguns individualmente e outros em parceria.
                Aqui, procuramos oferecer aos alunos um espaço diversificado e dinâmico de aprendizagem. Acreditamos que cada criança tem mecanismos de aprendizagem próprios que precisam ser corretamente acionados para serem desenvolvidos. Sendo assim, buscamos proporcionar situações distintas que favoreçam o contato com as múltiplas linguagens e desta forma, encontrarmos o caminho, apontado pelo próprio aluno, para enfrentar o desconhecido, abrindo  portas para o fortalecimento da autoestima e  a partir daí, para as possibilidades de aprendizagem.
                Temos a preocupação em planejar atividades que estejam integradas ao planejamento global da Unidade Escolar, e assim  garantir que, na classe comum, esses alunos possam também ser atores protagonistas.
                Vejam algumas atividades que estamos realizando.  Ainda estamos engatinhando, mas estamos dispostas a muito mais...

















Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.
Paulo Freire

Artur Azevedo 
e as diversidades

3 comentários:

  1. Parabéns as Professoras Adriana e Fernanda que abraçaram essa ideia com muito carinho, responsabilidade e compromisso.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De todos os tesouros em nossa vida, um dos mais preciosos é a possibilidade de fazer a diferença na vida dos outros. Quanto mais abençoados somos, maior é a nossa capacidade de fazer a diferença.
      Maurinéa, obrigada por me proporcionar esse trabalho mais do que especial em minha vida

      Excluir